2009/02/15

ÜBERMENSCH


-Introdução à idéia de alem homem e último homem :
Mensch, em alemão, é um termo neutro, a indicar “ser humano” e não “homem”, por oposição a “mulher.
O homem mesmo nada mais seria do que uma corda “estendida entre o animal e o super-homem (Übermensch) — uma corda sobre o abismo”. O homem se poderia admitir grande desde que se reconhecesse ponte, e não meta.
É o homem um "Animal político" destituído da moral comum - produto de séculos da ética cristã proveniente da idéias do bem e do mal.
A morada de Zaratustra é o cume elevado das montanhas, onde o ar é rarefeito, reservado aos poucos. As demais pessoas, a gente comum, servem-lhe apenas como degraus para sua ascensão.
Nietzsche, além de desprezar a democracia, abominava o liberalismo, o socialismo, o feminismo e o cristianismo, vistos como manifestações de fraqueza extrema, como expressão de uma vontade de carneiros, de fracos e de covardes - dos inferiores (Üntermensch).
A tarefa de conscientização de Zaratustra é a de construir uma ética além do bem e do mal.
Duas possibilidades se mostram: o Super-Homem inventivo, filósofo e consciente e o último homem, vazio que busca o trabalho e o supérfluo para passar o tempo.
Nietzsche escreveu: “O último homem simboliza a modernidade, que considera a si mesma o ponto mais avançado do desenvolvimento histórico da humanidade, acreditando que a finalidade dessa história consistia precisamente na chegada do moderno. Orgulhoso de sua cultura e formação, que o elevaria acima de todo o passado, o último homem crê na onipotência de seu saber e de seu agir. [...] O bem supremo almejado pelo último homem - sua concepção de felicidade – é uma combinação de mediocridade, conforto, bem-estar, ausência de sofrimento e grandeza”.
Ele se mostra observando o homem assim como este se vê hoje diante do macaco.
Zaratustra se conscientiza que está além do seu tempo, que ninguém é digno ou par – assim como a filosofia de Nietzsche que é para o amanhã.



Nenhum comentário: