2009/11/23

Saber Envelhecer - Cícero

Há um ano exato iniciei este blog.
Mais um ano e hoje chego aos 47 anos.
Muitos lamentam o passar dos anos, eu bendigo.
Cícero em um dos seus tratados descreve uma réplica de Catão à Cipião onde ele diz: “Mas todo aquele que sabe tirar de si próprio o essencial não poderia julgar ruins as necessidades da natureza. E a velhice, seguramente, faz parte delas! Todos os homens desejam alcançá-la, mas, ao ficarem velhos, se lamentam. Eis aí a inconseqüência da estupidez!...”.
Que eu bendiga pelo menos mais 47 vezes.

Uma sociedade é constituída das suas memórias.
Um ser é constituído pelas memórias passadas pelos antepassados agregando as próprias experiências.

Discorro agora sobre a formação da memória, do seu conceito e do "meu envelhecer".

Compartilho uma das experiências mais marcantes que presenciei em 2009 que foi a interpretação do poema “The Lark” de Laurie Anderson, baseado no texto “Pássaros” de Aristóteles, onde ela mitifica o surgimento da memória.

The Lark – Laurie Anderson
Before the world began, there was just sky.
No earth, no land.
Only air and birds everywhere.
Billions and billions of birds.
And one of these birds was a lark and one day her father died.
And this was a really big problem
because there was no place to put the body
because there was no earth.
And it went on for five or six days and
they were all trying to think of what to do with the body.
And finally the lark had a solution:
She decided to bury her father in the back of her own head.
And this was the beginning of memory.
Because before this no one could remember a thing.
They were just constantly flying in circles.
Constantly flying in huge circles.


A Cotovia
Antes do começo do mundo, havia apenas o céu.
Nenhuma terra, nenhum território.
Apenas ar e pássaros em todo lugar.
Bilhões e bilhões de pássaros.
E um desses pássaros era uma cotovia e um dia seu pai morreu.
E isto era realmente um grande problema
porque não havia um lugar para colocar o corpo
porque não havia nenhuma terra.
E foi no quinto ou sexto dias e
eles estavam procurando achar o que fazer com o corpo
E finalmente a Cotovia teve a solução:
Ela decidiu enterrar seu pai na parte de trás de sua cabeça.
E este foi o inicio da memória.
Porque antes disto ninguém podia se lembrar de nenhuma coisa.
Eles só estavam constantemente voando em círculos.
Constantemente voando em círculos enormes.
_________________

Mapas da Imaginação e da Memória:
A memória é essa claridade fictícia das sobreposições que se anulam.
O significado é essa espécie de mapa das interpretações que se cruzam como cicatrizes de sucessivas pancadas.
Os nossos sentimentos.
A intensidade do sentir é intolerável. Do sentir ao sentido do sentido ao significado: o que resta é impacto que substitui impacto - eis a invenção.
Ana Hatherly - 'A Cidade das Palavras'
_________________

Don't think about me
If you think
that I want friends
If you think
that I like candies

You are wrong
You are wrong

If you think
that I need money
If you think
that I hate Monday

You are wrong
You are wrong

I just don’t care
I just don’t care

I only want to live in peace
to live sane
to live in grace

I only want to grow old with wisdom
to grow old slowly
to grow old with freedom

To forget that I’m human,
that I’m human.

Don’t think about me.
Don’t think about me.

Não pense sobre mim

Se você pensa
que eu quero amigos
Se você pensa
que eu gosto de doces

Você está errado
Você está errado

Se você pensa
que eu preciso de dinheiro
Se você pensa
eu detesto segundas-feiras

Você está errado
Você está errado

Eu apenas não me importo
Eu apenas não me importo

Eu apenas quero viver em paz
viver racionalmente
viver com elegância

Eu apenas quero envelhecer com sabedoria
envelhecer devagar
envelhecer com liberdade

Esquecer que eu sou humano,
que eu sou humano.

Não pense sobre mim.
Não pense sobre mim.

Edson Moreira
_________________________

Um comentário:

Impressões disse...

"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é o que formula as verdadeiras perguntas. Claude Lévi-Strauss"

Saber envelhecer é uma arte e com sabedoria é uma dádiva.

"Todos gostariam de viver muito,mas ninguem gostaria de envelhecer. Benjamin Franklin."

Aniversário pode ser o momento de reavaliar o tempo vivido.
Desfrutar o momento presente e presentear nossa alma com sonhos e planos para o futuro.
Que a obstinação permeie seus caminhos, uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Que seu "novo ano" lhe conceda a concretização de seus sonhos.
Um maravilhoso 47! BDN!!
Tânia