2009/12/26

DASEIN - "Moço, viver é muito perigoso".

O homem é uma história que está acontecendo
Dasein é a idéia que Heidegger tem de ser humano, baseado nesta condição cuja a identidade é a própria história.
O homem situado num comprometimento com sua identidade como um processo em construção. Então, o homem não tem uma identidade, ele passa a sua vida construindo a pessoa que finalmente acaba sendo, e só acaba sendo no momento que ele morre.
Por isso, Heidegger vai dizer que o Dasein é ser-para-morte, porque ele é aquele ente que só chega a ser ele mesmo no momento que ele não é mais.
O homem está lançado em uma posição extremamente angustiante: quando ele olha para frente, existe a indeterminação do futuro, pois ele não sabe o que vai ser. Ele atua, constrói e orienta o futuro, mas esse futuro está indeterminado.

Quando ele olha para trás, o que ele vê está totalmente determinado, mas o significado daquilo que foi está em suspenso, porque a cada novo passo, a cada novo elemento, a totalidade da história de vida desse homem se transforma.
Essa posição do homem o deixa desamparado, pois esse Ser ainda vai ser - podendo-se traduzir “vindo-a-ser” - porque o Dasein constrói a sua identidade na sua história, e essa história está em processo.
É preciso se por a perigo.
Em uma leitura daseinsanalítica do homem, entendemos que ele está em uma condição extremamente ameaçada.
A expressão de Riobaldo, - Grande Sertões Veredas - é verdadeira, ela é verdadeira numa leitura heideggeriana, onde Riobaldo diz em várias partes do texto: “Moço, viver é muito perigoso”.
Assim como Ulissses de Homero, lanço-me ao mundo.
A dificuldade do alemão de Heidegger é especial. Ele até acreditava que só se se era possivel filosofar em grego e alemão.
Dasein é um verbo que significa existir e naturalmente é também o substantivo "existência".
Mas há um momento em que Heidegger define Dasein e diz: "Das Wesen des Daseins liegt in seiner Existenz" - que se se traduz literalmente: "a essência do Dasein consiste em sua existência", ou "a essência do existir consiste em sua existência".
Fontes:
Anna P.R. Mariano - Psicologa
Julian Marias - Filósofo
HEIDEGGER, Martin. Coleção Os Pensadores
Guimarães Rosa - Grande Sertões Veredas
Hernani Mantas - Blog
Ilustração Michel Carlos - (michelcarlos.blogspot.com)

Um comentário:

Anônimo disse...

Em certos momentos/ocasiões é muito bom/gostoso se por em perigo!!! Dá muito mais prazer e incentivo à vida...