2010/09/30

“ NAVIGARE NECESSE; VIVERE NON EST NECESSE" - (Plutarco)


O navio "Fernando Pessoa" deixando o Porto,
pois existir requer partir
e partir é da natureza lusa...
saudade uma exclusividade.

Não existem voltas, só idas.

Em uma Terra que, por hábito, muito se olha para trás,
satisfaço minha natureza e parto olhando para frente
- com a inevitável saudade já instalada.
(Que dias há que n'alma me tem posto um não sei quê, que nasce não sei onde, vem não sei como, e dói não sei porquê - Camões) .

"barco, meu coração não agüenta
Tanta tormenta, alegria
Meu coração não contenta
O dia, o marco, meu coração
O porto, não

Navegar é preciso
Viver não é preciso

O barco, noite no céu tão bonito
Sorriso solto, perdido
Horizonte, madrugada
O riso, o arco da madrugada
O porto, nada

Navegar é preciso
Viver não é preciso

O barco, o automóvel brilhante
O trilho solto, o barulho
Do meu dente em tua veia
O sangue, o charco, barulho lento
O porto, silêncio

Navegar é preciso
Viver não é preciso"
                                             - Caetano Velloso

Nenhum comentário: