2008/11/23

"De que amanhã se trata?" - Victor Hugo

Começo esta nova experiência no dia em que completo 46 anos refletindo amparado em Luc Ferry e na idéia filosófica grega de que o sábio é aquele que consegue viver o presente, sem ficar constantemente submisso aos dois males que são o passado e o futuro.
Quando o passado foi feliz, nós caímos em nostalgia. Quando foi sofrido, acordamos à noite com remorsos, arrependimentos e culpa.
Logo nos refugiamos no futuro, tentando nos convencer de que tudo ficará melhor quando trocarmos de carro, sapato, corte de cabelo, mulher, casa... sonhamos com uma outra vida - pura ilusão.
Hoje somos capazes de eleger o que nos é sacro (sagrado)... a plena felicidade está na possibilidade de escolha - individualização (sacrifício não mais pelo Estado ou pela Igreja, mas pelo indivíduo), praticar o sacrifício por alguém que se ama (companheira(o), filha(o), amigo(a)... não importa), levantar e ter por quem ir a batalha, ter sua Dulcinéia.
O indivíduo é o centro do pensamento contemporâneo. O individualismo está ligado à desvinculação das tradições comunitárias que caracterizam as sociedades tradicionais.
Os problemas que aparentemente são privados são na verdade as questões políticas de hoje: a dívida pública ou a repercussão do choque de civilizações tem como questão escondida atrás delas a preocupação sobre qual mundo queremos deixar para nossos filhos.
Luc Ferry escreveu: "Quem ignora seu passado é tolo e quem não pensa no futuro é burro”... mas "De que amanhã se trata?”.

2 comentários:

Impressões disse...

Poxa.. pra quem sempre quiz distância do mundo virtual.. você está ótimo! Adorei o texto, principalmente das citações de Luc Ferry (que estou conhecendo) e da Dulcinéia (personagem que sempre me fascinou..)
Desejo que essa nova etapa de sua vida (46...) seja plena e vivida com intensidade.
BDN Tânia M@

Natasha disse...

Não está fácil comportar-se como o sábio e somente viver o presente!Atualmente, com a crise econômica, as pessoas estão cada vez mais voltadas para o amanhã, e é difícil saber o quanto isso é prevenção ou pre-ocupação...
Só nos resta descobrir de que amanhã se trata!
Parabéns!
Feliz Aniversário!
Linda mensagem de abertura!
Besitos,
NNN