2012/11/20

DESCONSTRUINDO A JUVENTUDE

Falando sobre conflito de gerações, o inglês Ronald Gibson começou sua conferência citando quatro frases:

-“Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos.”
-“Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável. Desenfreada, simplesmente horrível.”
-“Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais, O fim do mundo não pode estar muito longe.”
-“Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos... A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.”

Então revelou a origem delas:
1ª Sócrates (470 AC)
2ª Hesídio (720 AC)
3ª Sacerdote egípcio (2000 AC)
4ª Extraída de um texto escrito em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (2000AC)

Ele quis mostrar a natureza das duas gerações.
Quando jovens somos impetuosos, independentes.
Ao envelhecer passamos a fazer parte de uma sociedade estática, lutando para manter o Status quo, com gabaritos a serem seguidos.

Millor escreveu que “a juventude é uma doença que o tempo cura”.
É uma pena ... podia apenas o tempo amadurecer a pessoa não extirpar a jovialidade dessa existência. Pena maior é o tempo não ser cura, mas sim alimento, para as doenças que contraímos com a maturidade: egoísmo, falta de ética ...

Construcão de Johnny Rotten:
“Eu não preciso de um Rolls Royce, eu não preciso de uma casa no campo, eu não tenho que morar na França. Eu não tenho heróis do rock. Eles são desnecessários. Os Stones e o The Who não significam nada para mim; eles estão estabilizados. Os Stones são mais um negócio do que uma banda." Johnny Rotten (Dezembro de 1976)
“Nós encontramos uma causa comum(para voltar), o dinheiro. Não preciso realmente disso, mas um pouco mais, por que não? É um assalto a luz do dia." Johnny Rotten (1996)