2011/10/15

*Idéias advindas após ver a divertida foto postada na net.

Hoje acordei de pá virada, do contra, sem paciência.
Sem paciência principalmente para aqueles que fazem do convívio um eterno confronto intelectual.

No livro “Conversações com Kafka”, Janouch, durante uma caminhada por Praga, reclamou à Kafka que não o estava entendendo.

Kafka teria respondido algo assim: "Hoje estou tão pessimista que deve ser a misericórdia de Deus que está protegendo você. Pois, se me entendesse, sendo você ainda muito jovem o que estou dizendo lhe destruiria”. 

Assim como Nietzsche ("Há homens que já nascem póstumos” "Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar"), Kafka se auto proclamava alem do seu tempo, incapaz de ser compreendido pelos contemporâneos. 

Ambos tinham razão - nasceram póstumos - e nós, decorridos mais de 100 anos, podemos ter idéia do que queriam dizer.

Eu descobri – “I found out” gritou Lennon – e isso não me trouxe nada.

Para mim é tênue a linha entre a vida do Ser pensante e o Ser existente - “viver é melhor que pensar” SIC – e este grilo (não barata), caminha entre o prazer solitário do pensar kafkiano e o prazer coletivo da arte do Ganso.

Analogia dos extremos separados por um grilo.

2011/10/09

NOVA MORDIDA NA MAÇÃ, SÓ QUE ESTA OFERICIDA POR JOBS.

A vida é o agora, o presente, mas apenas se pode ver a existência olhando para o passado, para a soma de todos os ´agoras` - "Você nunca pode conectar os pontos olhando adiante, você só pode conectá-los olhando para trás" Steve Jobs

Ter uma vida plena é decorrente de muitas ações corajosas, não existe plenitude sem coragem. Paradoxalmente a vida plena advém de abdicações, das escolhas feitas pelo coração não pelo fígado como fazemos. Fomos induzidos pelos românticos do século retrasado à essa visão das paixões se manifestando através do coração, mas na realidade ela se dá no fígado.

“Corpo de Desejos está radicado no fígado e as correntes deste corpo fluem para o exterior através dele. A matéria de desejos está continuamente fluindo em correntes que fluem continuamente.” -  Coleção Os pensadores 

Somos dominados por paixões, ambições, egoísmos, rivalidades, ódios e temores e gastamos nossa vida suprindo expectativas alheias - "Seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de outra pessoa ... não deixe o ruído da opinião alheia sufocar a voz interior" SJ

Crie uma existência seguindo o coração, não o fígado.

Crie uma existência seguindo a sua essência, lá na frente você vai olhar para trás e conectar os pontos.

“Se você viver o dia como sendo o último, um dia você vai estar certo”SJ - é inevitável. Ouse, crie uma existência, a sua existência. Se você sentir que há sombra sobre você, não é que há alguém maior que você, é que você está no jardim errado. Não deixem que lhe plantem em um vaso, te transformem em um bonsai, te impedindo de crescer.

No filme “Melancolia” Justine recebe uma foto de uma propriedade onde futuramente iria haver, não me lembro direito, se de um adorável campo de flores ou de videiras. Isso a deveria fazer feliz, pois é isso que a sociedade nos apresenta, promessas de uma felicidade vindora - a esperança (espera) – e assim como Gregor Samsa morremos diariamente em frente à janela a espera.

Então repetindo a frase mais dita na semana e aconselhando viver segundo a sua verdade à felicidade doutro, finalizo com: "Stay Hungry, Stay Foolish".